Mascara

Mascara

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo Brasil, a secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte / BH, Cláudia Navarro, confirmou que o uso de máscaras faciais voltará a se tornar obrigatório em locais fechados. Após um mês e meio da suspensão do uso em locais fechados, a determinação entra em vigor a partir do dia 14 de Junho 2022, quando o decreto será publicado. Em entrevista, a secretária afirmou que a obrigatoriedade das máscaras irá abranger todos os ambientes que não são ao ar livre, como transportes coletivos, escolas, cinemas, shoppings, restaurantes e unidades de saúde. Já para os locais com atividades em espaços abertos, se mantém a recomendação do uso das máscaras, mas não a sua exigência.

Belo Horizonte é a primeira cidade a retornar com a obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados. A determinação é válida a princípio até o dia 31 de Julho 2022, havendo possibilidade de ser estendida após uma reavaliação. O objetivo é diminuir a transmissão do vírus e também de outros tipos de viroses, principalmente em idosos e crianças. A secretária declarou que não houve aumento de óbitos, porém a medida é necessária devido ao crescimento do número de novos casos de doenças respiratórias e a baixa adoção das vacinas.

A capital BH possui um dos mais baixos índices de adesão da vacinação contra a Covid-19. O retorno para o reforço com a terceira e a quarta dose, ficou muito abaixo do nível esperado. Entre as crianças, os níveis são ainda mais preocupantes, o que resultou em um crescente número de casos notificados dentro das escolas e turmas suspensas. A determinação da obrigatoriedade de máscaras será avaliada diariamente e, têm como objetivo evitar uma superlotação nos serviços de urgência da cidade.